segunda-feira, 30 de abril de 2012

Hoje dia 30 é o dia do Ferroviário viva AMARGOSA pelo seu Histórico!!!





Em 19 de junho de 1891, a vila de Nossa Senhora do Bom Conselho de Amargosa foi elevada à categoria de cidade, passando a se chamar apenas Amargosa. O nome teve origem na caça das pombas de carne amarga que faziam parte da fauna local, e que atraía caçadores da região, através do convite: “vamos às amargosas”. Um ano depois, a estação da cidade foi inaugurada na Praça do Bosque. "O crescimento da cidade através da economia agroexportadora, baseada no café e em menor escala o fumo, tomou força e conseqüentemente criou-se a necessidade de maior fluidez de pessoas e mercadorias. Atendendo a esta demanda, foi construído no ano de 1892 o Ramal da Estrada de Ferro de Nazaré, interligando Amargosa ao porto de Nazaré (Figura 33). O objetivo consistia em otimizar o escoamento de produtos agrícolas da região e facilitar o comércio com a Europa e os grandes centros. Antes da ferrovia, havia grandes dificuldades em escoar a produção agrícola e de adquirir manufaturados. A implantação da ferrovia significou aumento de progresso e desenvolvimento urbano, social e econômico para a cidade e todaa região. A 
decadência do café, o desenvolvimento rodoviário depois de 1940, a deficiência do material rodante da EFN determinaram a estagnação e o declínio do ramal, que foi desativado após a encampação da ferrovia pela RFFSA, medida que trouxe sérios problemas para a população de São Miguel das Matas e dos núcleos marginais, que ficaram sem transporte barato para Amargosa" (Robson Oliveira Lins: A região de Amargosa: Transformações e dinâmica atual - Recuperando uma contribuição de Milton Santos, 2007).
(Fontes: Erivelto de Jesus Souza, 2010; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; Robson Oliveira Lins: A região de Amargosa: Transformações e dinâmica atual - Recuperando uma contribuição de Milton Santos, 2007; Prefeitura Municipal de Amargosa; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

A estação nos anos 1940 enquanto se fazia a pavimentação próximo a ela. Foto Prefeitura Municipal de Amargosa

A estação de Amargosa em 1/2010. Foto Erivelto de Jesus Souza

A estação em 1/2010. Foto Erivelto de Jesus Souza

A estação já reformada em 8/2011. Foto Erivelto de Jesus Souza

A estação já reformada em 8/2011. Foto Erivelto de Jesus Souza

Um comentário:

  1. Bacana o meu nome ter aparecido por aqui com as referidas fotos que tirei para preservar um pouco da história das ferrovias que estão, infelizmente, diminuindo, embora o governo diga que as quer aumentar!

    ResponderExcluir