decadência do café, o desenvolvimento rodoviário depois de 1940, a deficiência do material rodante da EFN determinaram a estagnação e o declínio do ramal, que foi desativado após a encampação da ferrovia pela RFFSA, medida que trouxe sérios problemas para a população de São Miguel das Matas e dos núcleos marginais, que ficaram sem transporte barato para Amargosa" (Robson Oliveira Lins: A região de Amargosa: Transformações e dinâmica atual - Recuperando uma contribuição de Milton Santos, 2007).
(Fontes: Erivelto de Jesus Souza, 2010; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; Robson Oliveira Lins: A região de Amargosa: Transformações e dinâmica atual - Recuperando uma contribuição de Milton Santos, 2007; Prefeitura Municipal de Amargosa; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
Bacana o meu nome ter aparecido por aqui com as referidas fotos que tirei para preservar um pouco da história das ferrovias que estão, infelizmente, diminuindo, embora o governo diga que as quer aumentar!
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